BLOG
Estudos apontam que até 20% das mortes de pacientes oncológicos podem ser atribuídos às consequências da desnutrição, e não à doença de fato.
Estamos orgulhosos em anunciar que o H-Dia recebeu a Certificação Diamante por Distinção em Serviços de Nutrição e Dietética pelo IQG (Instituto de Qualidade e Gestão em Saúde) juntamente com a BRASPEN (Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral).
A desnutrição é um problema prevalente e subestimado entre pacientes oncológicos, com consequências profundas que vão além da perda de peso. Neste artigo, discutiremos os efeitos da desnutrição oncológica, incluindo o aumento de risco de lesão por pressão, o prolongamento do tempo de internação e os custos associados.
O bem-estar, a qualidade de vida, a resposta ao tratamento e a sobrevida do paciente estão totalmente associados ao estado nutricional, pois pacientes desnutridos têm qualidade de vida reduzida, estado funcional alterado, menor tolerância ao tratamento e maior tempo de recuperação quando comparados a pacientes bem nutridos.
Para pacientes oncológicos, a luta contra o câncer é um desafio inegável. No entanto, a desnutrição, muitas vezes subestimada, é um inimigo silencioso que pode agravar ainda mais a batalha.
A desnutrição é um inimigo silencioso que assola inúmeros pacientes oncológicos, tornando-os mais vulneráveis e atrasando sua recuperação.