Política de Compras e Fornecedores
Outubro/2023
Apresentação
O presente Manual tem como escopo apresentar a metodologia para implementação da Política de Compras e Fornecedores que deverá ser observada por todos os colaboradores diretos e terceiros envolvidos.
A política tem como objetivo a aquisição de bens e serviços e gestão da cadeia de fornecedores, a construção de relacionamento ético e transparente buscando a competitividade, qualidade, velocidade e sustentabilidade. Este relacionamento deve assegurar a perenidade e legalidade das operações, além de estimular a responsabilidade socioambiental e inovação de forma contínua e evolutiva.
Os representantes da instituição que atuam na administração do Hospital Dia- HDIA devem envidar esforços para que seus direcionamentos sejam definidos a partir das orientações previstas na presente Política, considerando as necessidades específicas e os aspectos legais e regulamentares que estão sujeitas.
As atividades de compras envolvem uma série de fatores como seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços, serviços e mudanças na demanda, entre outros.
A aquisição de produtos e serviços representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, pois podem gerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos resultados.
A política estabelece as diretrizes de compras e fornecedores de materiais.
Considera-se aquisições de bens toda compra remunerada de bens de consumo duráveis e não duráveis e de materiais permanentes para fornecimento, com a finalidade de suprir o HDIA com os materiais necessários ao desenvolvimento de suas atividades.
O HDIA atuará com estrita observância aos princípios da isonomia, legalidade, publicidade, impessoalidade, moralidade, eficiência e economicidade, além de pautar as ações nas melhores práticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
As aquisições de bens, contratações e locações, ressalvados os casos previstos adiante serão precedidas de processo de seleção de fornecedores, realizado exclusivamente pelo setor de compras e contratações do HDIA.
É responsabilidade de todos os empregados e colaboradores do HDIA, bem como terceiros envolvidos seguir às diretrizes expostas nesta política, assim como reportar à área responsável pelo Programa de Compliance sobre a necessidade de revisão, adequação da referida política de compra e fornecedores.
Constatando quaisquer problemas com os fornecedores, o Setor de compras realizará comunicação formal ao fornecedor adotando ações apropriadas para cada caso.
Havendo a necessidade de devolução de pedidos, em caso de não conformidade, o fornecedor será imediatamente notificado para abertura de protocolo de devolução e troca do material.
Caberá ao Setor de Compras a negociação em caso de problemas em títulos ou atrasos na entrega de materiais.
Havendo a necessidade de troca de produtos, por erro de pedido faturado de forma errado, o fornecedor será notificado para que seja realizada de imediato a troca do produto.
É de responsabilidade da área de compras:
- Receber a solicitação do setor requisitante e iniciar o processo de cotação dos materiais com os fornecedores;
- Identificar as necessidades de produtos ou serviços;
- Efetuar o cadastro de no mínimo 3 (três) fornecedores para cada material;
- Cadastrar novos fornecedores visando desenvolver fontes alternativas para consultas e cotações, conforme necessário;
- Manter atualizada a base de fornecedores aptos e inaptos à contratação;
- Buscar oportunidades e redução de custo por meio de planejamento antecipado da demanda pelo requisitante;
- Verificar a idoneidade do fornecedor do produto a ser adquirido;
- Escolher os fornecedores que atende aos critérios estabelecidos.
- Negociar com os fornecedores selecionados, incluindo negociação de forma de pagamento e prazo de entrega.
- Escolher o fornecedor que se adequa aos critérios e passa relação de pedido via telefone, WhatsApp ou e-mail, formalizando o pedido a ser faturado conforme valores negociados, prazo de pagamento e prazo de entrega;
- Emitir os pedidos de compra e encaminhá-los aos fornecedores, fazendo o acompanhamento visando assegurar sua entrega no prazo estabelecido e cumprimento final de todas as condições negociadas;
- Verifica o fluxo de pagamento à vista com setor financeiro, para planejamento de faturamento;
- Verificar o fluxo de pagamentos a prazo, escolhendo sempre por melhor prazo; e
- Disponibilizar ao setor requisitante, após faturamento, uma previsão de entrega e espelho do pedido.
É de responsabilidade da área solicitante:
- Encaminhar à área de compras especificação adequada para aquisição de produtos e escopo para contratação de serviços;
- Controlar o estoque mínimo de cada produtos e material, garantindo que não haja descontinuidade das atividades; e
- Responsável Técnico (R.T):
O responsável técnico realiza avaliações regulares observando as conformidades dos fornecedores em relação aos critérios estabelecidos. Em sendo observado alguma inconformidade, o responsável técnico deverá apresentar e informar ao departamento de compras solicitando a suspensão de pedidos para o fornecedor de forma corretiva, se necessário.
Cabe, ainda, ao responsável técnico identificar e gerenciar os riscos associados aos fornecedores, como problemas de qualidade, atrasos na entrega e questões éticas.
Fica a cargo do responsável técnico:
- Acompanhar o desempenho dos fornecedores em relação a qualidade da prestação de serviço;
- Verificar a documentação dos fornecedores com base na conformidade regulatória;
- Conferir a qualidade das embalagens no ato do recebimento, observando se está em conformidade, livre de avarias e em bom aspecto;
- Realizar a conferência da nota fiscal em todos os detalhes, tais como razão social, CNPJ, produtos, quantidade e valor dos produtos;
- Verificar a entrada de nota fiscal no sistema: lançando todos os itens conforme nota fiscal, analisando as nomenclaturas, as quantidades e os valores;
- Verificar a conformidade dos produtos observando as embalagens, as quantidades, lotes e validades; e
- Realizar as devoluções e trocas encaminhando solicitação via e-mail com motivo e justificativa.
As aquisições de bens serão realizadas a qualquer tempo, devendo sempre observar os processos de compras e a política aqui definida.
Os casos omissos ou duvidosos na interpretação dessa Política de Compras e Fornecedores serão resolvidos pela Diretoria Executiva, com base nos princípios gerais que regem esta política.
Os reportes sobre situações de descumprimento da presente Política devem ser imediatamente registrados a Comissão de Ética ou até mesmo diretamente ao responsável pelo Programa de Compliance.